Vida Politíca

Albert Ferreira sempre amou política e acredita que é possível mudar a situação social do país com uma participação ativa na sociedade, ele ingressou na vida política muito jovem, com apenas 14 anos atuando no movimento estudantil. Entretanto, apenas em 2010 tudo começou a mudar, quando recebeu uma noticia que mudaria sua vida dai em diante, o Colégio Estadual Ypiranga onde ele estudava, referência no centro de Salvador, por ser a casa do último grande poeta da Terceira Geração Romântica, Castro Alves, conhecido como “Poeta dos escravos”, iria fechar as portas para se tornar um Centro de Cultura e Arte, apesar de saber e concordar com a importância do centro e da relevância turística para o local, Albert Ferreira não concordou com a extinção do colégio, afinal seriam mais de 1.200 alunos desamparados e que seriam realocados para outros colégios longe de suas residências.
Carta Aberta protestando contra a tentativa do fechamento do Colégio Estadual Ypiranga.
Junto com alunos, professores e a população em torno do Colégio, ele se reuniu em várias manifestações e reuniões com Deputados e pessoas ligadas ao caso. Após dois meses de luta e muito desgaste conseguiram a anulação do projeto que deslocaria os 1.200 alunos. 
Em 2010, Albert Ferreira ingressou no Grêmio estudantil do colégio, disposto a melhorar as condições em que se encontrava o colégio, seguindo então na presidência até 2011. Em 2012, não mais no colégio, Albert Ferreira não parou, e continuou a luta pela educação, reunindo pessoas interessadas na melhoria da educação, com reuniões, manifestações e conscientização.
Manifestação de estudantes convocada por Albert Ferreira em favor da educação em 2012.
Com a greve dos Professores do estado da Bahia em 2012 que perdurou por 115 dias, Albert Ferreira criou um grupo de ação popular, Para mudar é preciso educar, onde tem objetivo de debates sobre melhorias para educação, logo posteriormente dando inicio ao Movimento Cidadania e Liberdade onde além de movimentações estudantis em defesa da educação ampliou sua defesa engajando nas ações sociais.

Panfleto do Movimento Cidadania e Liberdade em uma de suas ações sociais para um lar de crianças.

Quando perguntamos a Albert Ferreira por quê está na política, sua resposta é simples e direta: “Sabemos que a única forma de mudarmos a situação da política atual é agindo de dentro, enfrentando de frente o sistema egoísta onde nos encontramos, com solidariedade e junto a sociedade.

 

Albert Ferreira e a Chapa Renova disputando o Centro Acadêmico de Humanidades na UFBA em 2014.

Albert Ferreira disputou o Centro Acadêmico de Humanidades na Universidade Federal da Bahia, em 2014, com a chapa Renova – O novo sempre vem. Ao longo de todo este processo eleitoral se propôs a debater, construir e contribuir com opiniões e ouvindo e acatando as diversas sugestões dos colegas estudantes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades.

A chapa Renova obteve 201 votos, ficando em segundo lugar com apenas 26 votos de diferença, Albert Ferreira e a chapa diz que a contribuição para a perda da eleição foi a greve da Policia Militar que se instaurou no segundo dia de votação, evitando que diversos estudantes pudessem votar, ele acredita que o cenário poderia mudar com o segundo dia de votação.

Discurso de Albert frente aos membros dos partidos PHS, PMN e PEN.

Albert teve passagem no PHS – Partido Humanista da Solidariedade onde foi Presidente Estadual da Juventude do partido, com sua saída do PHS assumiu a Presidência Estadual da Juventude do PEN – Partido Ecológico Nacional, ele não para por ai, em 2014 se candidata a Deputado Estadual na Bahia, com apenas 20 anos, sendo o mais jovem candidato a disputar o cargo no país.

Jornal a Tarde evidenciando a candidatura de Albert Ferreira como mais jovem candidato a deputado estadual do Brasil.

Após uma experiência única disputando o cargo na assembleia legislativa do estado da Bahia, sem acordos políticos, sem apoio financeiro, com uma campanha pé no chão e “boca a boca”, Albert obteve 366 votos em sua primeira participação eleitoral. 

Convenção Eleitoral do PEN em Salvador – Bahia 2014.

 Após a eleição Albert Ferreira foi convidado pelo PDT – Partido Democrático Trabalhista, partido que sempre teve estima pela sua história de luta pela democracia e defesa dos direitos dos menos favorecidos na sociedade e por ter amigos dentro do mesmo. Albert aceitou o convite e foi integrar a construção política do PDT no estado da Bahia deixando o cargo de Presidente da Juventude Estadual do PEN.

Albert Ferreira em uma de suas ações como membro do PDT em 2016.


 Não demorou muito, e Albert Ferreira se torna Tesoureiro Estadual da Juventude do PDT na Bahia, sua experiência e trajetória política contribuiu para seu crescimento dentro da Juventude. Hoje Albert além de ser o tesoureiro da Juventude do PDT na Bahia, também atua no movimento estudantil e no campo acadêmico.

Albert Ferreira é o Presidente do Diretório Acadêmico de Marketing e membro do Colegiado de Marketing na Universidade de Salvador (UNIFACS).

Albert Ferreira dando aula de Ciência Política para Juventude
Ele atua como professor de Ciência Política, levando conhecimento para a Juventude e buscando fortalecer as bases do país para um melhor desenvolvimento no futuro, pois acredita que através da educação e participação ativa da sociedade, principalmente dos jovens, atingiremos o objetivo de mudar positivamente a situação social e econômica do nosso país. “Acredito que a educação é como uma arma, para um novo mundo.“, disse Albert Ferreira.

Um dos principais objetivos de Albert Ferreira hoje é trazer o debate de ideias para solucionar os problemas no nosso país. “Não adianta dizer os problemas, eles já conhecemos, não adianta dizer que precisa melhorar, pois isso já temos certeza, mas o que realmente interessa é o que faremos para melhorar e resolver os problemas!“, diz ele.

Acompanhe Albert Ferreira em suas redes sociais.
Facebook – Acesse aqui
Instagram – Acesse aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s